sábado, 16 de maio de 2015

Trabalho de Recuperação - Projeto Pé de Feijão

Data de entrega:
E.E. Paulo Mendes Silva - 12/06/2015
E.E. Profª Albertina Fortarel - 16/06/2015
E.E. Parque Residencial Almerinda Chaves - 10/06 e 12/06/2015
E.E. Fazenda Grande - 15/06 e 18/06/2015


- O trabalho deve ser feito individualmente. No dia da entrega, levar o relatório contendo as imagens juntamente com o pé de feijão.

- O trabalho não é obrigatório, mas vale um ponto na nota. 


Projeto: Pé de Feijão

Competências e Habilidades:
Identificar e explicar as condições e as substâncias necessárias à realização da fotossíntese; Observar a presença da clorofila; Reconhecer o processo fotossintético, relacionando-o com os diferentes seres vivos; Verificar a influência da luz sobre a germinação de sementes de feijão; Comparar a porcentagem de germinação e o comprimento médio das plântulas; Aprender a importância dos cotilédones para as plantas; Reconhecer as principais características do desenvolvimento das angiospermas; Relacionar o movimento das plantas às condições de luminosidade (fototropismo e geotropismo).

Experimento:
Realizar o plantio de grãos de feijão no algodão e anotar o seu crescimento, sua cor e seu desenvolvimento, desde o plantio até um determinado ponto. O tipo do feijão, a qualidade dos grãos e os fatores externos (iluminação, umidade e calor) influenciam o desenvolvimento dos feijões.

Material:
4 sementes de feijão; 1 prato descartável pequeno; 3 chumaços de algodão; água; tampinha plástica de garrafa PET para medida.

Montagem e procedimentos:
- Cada aluno escolherá um regime ou grupo para observação.
- Separar 3 chumaços de algodão e forrar o fundo do recipiente pressionando levemente sem compactar o algodão.
- Encharcar o algodão com aproximadamente uma medida de água. Nunca deixar o algodão seco.
- Colocar 4 sementes sobre o algodão dentro do recipiente. Mas as sementes não devem ficar enterradas.
Grupo A: Colocar o recipiente em um local sem iluminação, por exemplo, dentro do armário ou embaixo da cama.
Grupo B: Colocar o recipiente em um local com iluminação natural, próximo à janela ou na varanda, onde pegue bastante luz solar.
Grupo C: Colocar o recipiente em um ambiente com iluminação artificial, onde haja pouca luz solar e mais luz artificial. Em cima da geladeira, por exemplo.
Grupo D: Colocar o recipiente em uma caixa de sapato fechada, mas que tenha um buraco (diâmetro de um copo) no canto direito ou esquerdo. Deve-se colocar em um lugar que tenha bastante luz solar. Abrir a tampa todos os dias para verificar o que acontece, e se precisar, umedecer o algodão com água.

Relatório

- Verificar o que acontece todos os dias e quando houver mudança, registrar no relatório e fotografar. Anotar a cor da semente, fazer medições e etc. Nunca esquecer de observar o estado de germinação das sementes. 

Fonte:
Gil, Ângela & FANIZZI, Sueli. Porta Aberta: Ciências Naturais. São Paulo: FTD, 2002.
http://biomagister.haaan.com/feiradeciencias/experimentos/germinacao1.html
http://cadernodecienciasebiologia.blogspot.com.br/2013/02/experiencia-sobre-fotossintese.html
http://cadernodecienciasebiologia.blogspot.com.br/2013/02/experiencia-do-feijao.html

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