Existem algumas regras gerais que os estudantes devem seguir para se comportarem da melhor maneira na sala de aula. Isso é importante para desenvolver hábitos de estudo eficientes e não atrapalhar o aprendizado, uma vez que o comportamento pode ser um fator importante na hora de calcular a nota do aluno.
Para evitar isso, confira algumas regras de etiqueta que os estudantes devem seguir:
Conservar a sala limpa!
Respeitar os colegas: O respeito é importante em qualquer situação, e na sala de aula não é diferente. Você deve sempre ser gentil com os seus colegas de sala e evitar comentários ofensivos.
Ser educado: É falta de educação conversar enquanto o professor está ministrando a aula, assim como não é bom utilizar uma linguagem inapropriada na escola. Seja sempre educado!
Ser organizado: Um ambiente de estudos desorganizado é uma forma de distração. Mantenha a sua mesa organizada e livre de papeis desnecessários.
Estar preparado: É importante se manter preparado quanto ao conteúdo que será tratado na aula. Se você não sabe sobre o que será a próxima lição, pergunte ao seu professor e pesquise antes. Dessa forma, você chegará à aula preparado com as suas dúvidas.
Não se atrasar: Estudantes que chegam após o início da aula podem atrapalhar os colegas de classe, além de interromper a continuidade do discurso do professor. Programe-se para sair de casa em um horário que não causará atrasos.
Não desperdiçar alimentos: Ao estarem em grupo, alguns adolescentes costumam lançar pedaços de alimento nos outros, como forma de fazer graça e chamar a atenção do grupo. Brincar com a comida não é uma atitude correta, nem tampouco bonita.
Cuidado com gírias e palavrões: Falar gírias e palavrões é uma forma grotesca de se comunicar, a qual é aceita apenas pelo pequeno grupo em que se está inserido. Existem algumas regras de expressão, como os pronomes de tratamento, que devem ser respeitados e utilizados como forma de demonstração de respeito à pessoa e a sua ocupação profissional.
Emprestar objetos: É uma atitude que muitos não gostam. Crianças pequenas têm essa dificuldade, mas através do diálogo podem crescer e entender que essa é uma atitude para quem quer conviver em grupo. O importante é perceber que o mundo não gira em torno dela mesma e que compartilhar nos torna generosos e é uma atitude que os amigos gostam.
Esperar para falar: Algumas pessoas não conseguem ouvir sem interromper, ou seja, falam por cima das falas dos outros, manifestando ser impulsiva e deselegante. Aprenda a controlar sua fala, suas ideias, pois é uma atitude de respeito e delicadeza com a pessoa que está conversando com você.
Xingamentos: Xingar também não é uma forma de expressão adequada, mas mesmo assim, algumas pessoas consideram válidos. Cuidado com esse hábito, pois pode prejudicar suas relações de amizade bem como de trabalho.
Levantar a mão: Quando um aluno tiver uma pergunta, é apropriado que ele ou ela sinalize isso para o professor levantando a mão. O aluno deve manter sua mão levantada até ser visto pelo professor e não deve começar a falar antes que o professor se dirija a ele. É considerado rude que outro aluno comece a falar antes que o aluno que foi atendido tenha terminado sua pergunta. Em alguns casos, membros do corpo docente também devem seguir essas regras em reuniões de modo a manter a conversa organizada e dar a todos uma oportunidade de falar.
Ter humildade: Os alunos devem aprender o mais cedo possível a serem agradáveis e cuidadosos ao interagir uns com os outros. Quando um aluno for excepcionalmente bem em uma determinada atividade atlética ou matéria acadêmica, não é educado se gabar por sua conquista para os outros alunos. Considerando-se que os estudantes trabalham muito próximos uns dos outros durante o período escolar, alardear as próprias habilidades pode causar sentimentos de inadequação e desdém entre os alunos, o que pode levar à prática do bullying.
Cuidado com as carteiras: Nunca sentar, nunca colocar os pés,
não rabiscar e não colar chiclete em baixo das carteiras.
Não usar o celular em sala de aula.
Fonte: www.brasilescola.com
Fonte: www.ehow.com.br
Fonte: noticias.universia.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário