segunda-feira, 24 de setembro de 2018

10 doenças que mais matam no Brasil

As “doenças da modernidade” são as que mais matam no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Saúde (OMS), o perfil nacional da mortalidade modificou-se durante os últimos anos, evidenciando que atualmente as doenças do aparelho circulatório em associação com vida agitada nos grandes centros urbanos, sedentarismo, estresse, alimentação desregrada e consumo exacerbado de fumo e bebidas alcoólicas, estão em primeiro lugar no ranking, sendo as responsáveis pelo maior número de óbitos de indivíduos de ambos os sexos.

01. Doenças cerebrovasculares
O AVC, conhecido popularmente como derrame, pode ser causado por uma interrupção de fluxo sanguíneo ou um sangramento local no cérebro. Os principais fatores de risco para elas são o hábito de fumar, o uso de anticoncepcionais, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a hipertensão arterial e a obesidade.

02. Infarto agudo do miocárdio
O infarto agudo acontece quando parte do coração não recebe oxigênio em quantidade suficiente, provocando a morte do músculo chamado miocárdio. As pessoas mais propensas a ter um infarto são as que têm uma má alimentação, que realizam poucas atividades físicas e que vivem em ambientes estressantes.

03. Pneumonia
A pneumonia tem como principais fatores de risco o tabagismo e o consumo de álcool, que reduzem a capacidade de defesa do aparelho respiratório. Ficar muito tempo em ambientes com ar-condicionado também pode influenciar o surgimento da doença, uma vez que, com o ar mais seco, é mais fácil a penetração dos germes nas vias respiratórias. Pode ser adquirida, em casos raros, via circulação sanguínea.

04. Diabetes
Uma deficiência do organismo dificulta a produção de insulina por quem sofre de diabetes. Por isso, a pessoa sofre severa perda de peso, aumento do volume de urina e sede em excesso, por exemplo. Qualquer pessoa pode ter a doença, mas algumas condições podem aumentar o risco como ter mais de 45 anos, consumir álcool com frequência e não praticar atividades físicas.

05. Doenças hipertensivas
São doenças ligadas à pressão arterial, com a famosa "pressão alta" sendo a mais comum. Pode causar AVCs, aneurismas e enfartes. A mais conhecida delas é a hipertensão arterial, doença que acomete um a cada quatro brasileiros. A hereditariedade, assim como o consumo excessivo de sal e alimentos fritos podem desencadear a hipertensão, que é quando a pressão sanguínea do corpo aumenta, fazendo com que o coração tenha que trabalhar mais para fazer o sangue circular.

06. Bronquite, enfisema e asma
O tabagismo, incluindo o passivo, é o fator de risco mais comum para a bronquite, a enfisema e a asma. Outros fatores que contribuem para o desenvolvimento dessas doenças são a inalação de produtos químicos em fábricas e a poluição do ar.

07. Insuficiência cardíaca
É  quando o coração não bombeia sangue suficiente para o corpo. Ela geralmente se desenvolve em quem já teve ataque cardíaco ou hipertensão arterial. O quadro normalmente é causado por outras doenças, que sobrecarregam o coração, como por exemplo o hipertireoidismo. Outros fatores de risco são a ocorrência de diabetes e de doenças do coração na família. Uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas são importantes para evitá-la.

08. Câncer de pulmão
O principal fator que influencia o surgimento da doença é o hábito de fumar. 
Dentre a minoria não-fumante, as principais causas são genéticas ou ambientais (poluição do ar e até tabagismo passivo). 
A exposição ao amianto também é considerada um fator de risco à doença.

09. Cirrose e doenças crônicas do fígado
A doença crônica do fígado mais comum é a cirrose hepática, processo que altera as funções das células do fígado, trazendo sintomas como desnutrição e até acúmulo de substâncias tóxicas no corpo. A causa mais associada à doença é o alcoolismo, mas outras doenças (especialmente hepatite B e C) podem levar à cirrose.

10. Câncer de estômago
A doença é mais comum a partir dos 50 anos e em homens. 
Há alguns fatores de risco que podem aumentar as chances de se desenvolver câncer, tais como gastrites permanentes, úlceras, tabagismo, histórico familiar e dieta rica em nitratos (linguiça, salsicha, presunto, salame e bacon), sal e gorduras.

Como prevenir as doenças que mais matam no Brasil
Adotar hábitos saudáveis.
Diminuir a quantidade de remédios ingeridos.  
Dieta equilibrada, com base em vegetais frescos e carnes magras. 
Controlar o consumo do álcool, bem como o excesso de doces e frituras. 

O tabagismo também precisa ser combatido. 
Praticar atividades físicas
Realização regular de exames, especialmente se houver histórico de doenças crônicas na família. 
Plano de saúde.

Fonte bibliográfica:
https://www.infoescola.com/doencas/doencas-que-mais-matam-no-brasil/
https://exame.abril.com.br/brasil/as-principais-causas-de-mortes-no-brasil-e-como-evita-las/
https://exame.abril.com.br/brasil/as-20-doencas-que-mais-matam-no-brasil/
https://www.askplanosdesauders.com.br/blog/2018/02/27/evite-as-5-doencas-que-mais-matam-no-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário