sábado, 12 de novembro de 2016

Grupo sanguíneo e transfusões sanguíneas

No começo do século XX, um pesquisador da Áustria − Karl Landsteiner − estudou transfusões sanguíneas e se deu conta de que quando misturava sangue proveniente de diferentes indivíduos, às vezes, ocorria aglutinação (formação de aglomerados) das hemácias. Essa descoberta foi fundamental para o advento das transfusões sanguíneas, já que a incompatibilidade sanguínea entre o doador e o receptor promove danos à saúde do receptor. 


Também concluiu que existem quatro tipos sanguíneos, chamados de A, B, AB e O, formando o Sistema ABO.
Os aglutinogênios são antígenos encontrados na superfície das hemácias e compõem o fenótipo sanguíneo. 


As aglutininas são proteínas (anticorpos) localizadas no plasma sanguíneo, que interagem com os aglutinogênios. Um indivíduo com o tipo sanguíneo A possui aglutinogênio A nas hemácias e aglutinina anti-B no plasma. Se receber sangue do tipo B, ou seja, que tenha aglutinogênio B, as hemácias do sangue podem aglutinar, gerando aglomerados celulares, interferindo na circulação do sangue, danos nos rins e, dependendo do caso, podem levar ao óbito. 


Os antígenos de grupos sanguíneos são importantes na medicina transfusional, na incompatibilidade materno-fetal, nas anemias auto-imunes e nos transplantes de órgãos. Além disto, a presença ou ausência de determinados grupos sanguíneos interfere na susceptibilidade ou resistências a certas doenças.

Transfusões sanguíneas 
Para que ocorra uma transfusão segura, é imprescindível saber qual o tipo sanguíneo do doador e receptor. Hoje em dia, o sangue doado é submetido a diversos testes antes de ser aplicado num receptor. 

a)  Pessoas com o sangue tipo A podem receber sangue de pessoas do tipo A e do tipo O, pois o grupo O não possui aglutinogênios. 
b)  Pessoas com o sangue tipo B podem receber sangue de pessoas do tipo B e do tipo O, pois o grupo O não possui aglutinogênios. 
c)  Pessoas do grupo AB podem receber sangue dos grupos A, B, AB e O, pois não possuem aglutininas no plasma. 
d)  Pessoas do grupo O só podem receber sangue de pessoas do grupo O, pois possuem aglutininas anti-A e anti-B. 

Fonte bibliográfica: 
Cadernos dos Cursinhos Pré-Universitários da UNESP. Volume 3. Ciências da Natureza - Biologia, Física e Química. São Paulo: Editora Cultura Acadêmica, 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário