segunda-feira, 30 de março de 2015

Organização do Trabalho

Capa: Contém o título do trabalho, que deverá dar uma idéia geral do que vai ser exposto.

Folha de rosto: É a parte em que aparece o nome completo da escola, o nome do aluno, seu número na chamada, a série, o número da turma, a disciplina, o nome do professor, a data de entrega do trabalho e novamente o título. Não é numerada, mas conta para a numeração das demais folhas.

Sumário: Apresenta as partes componentes do trabalho – introdução, desenvolvimento e conclusão – com seus tópicos e subtópicos, bibliografia, anexos e respectiva página de abertura de cada item. A folha não é numerada, mas é considerada para a numeração das demais.

Introdução: Apresenta de forma sintética o conteúdo do trabalho, os aspectos do assunto que serão abordados, bem como o objetivo do trabalho.

Desenvolvimento: Neste item o aluno mostra o produto do seu trabalho, o que conseguiu obter sobre cada tópico-guia, além de outros dados como curiosidades e trechos de entrevistas. Envolve um trabalho de elaboração de texto e não simplesmente cópia das notas conseguidas nas diferentes consultas bibliográficas.
O texto – que não deve ser uma colcha de retalhos – deve ser claro, coerente com os tópicos-guia, apresentar suas partes concatenadas umas às outras, estar enquadrado na folha, ter as ilustrações pertinentes com o texto e bem localizadas.

Conclusão: É o desfecho do trabalho. Deve apresentar o seu pensamento sobre o assunto pesquisado. É o momento em que o aluno toma posição diante do que descobriu, estudando o tema proposto. É de elaboração pessoal do aluno. Manifesta a compreensão ou a interpretação do aluno relativamente ao tema.
O fato de ter gostado ou não do trabalho não caracteriza uma conclusão.

Bibliografia: Contém a relação de livros efetivamente utilizados pelo aluno, a partir da bibliografia preliminar oferecida pelo professor. Nada impede que o aluno acrescente outros títulos de sua livre escolha e que foram adicionados à listagem original.
A apresentação da bibliografia deve atender a normas técnicas vigentes. Para cada caso, deve conter o nome do autor, começando pelo último sobrenome; nome do livro – em destaque; local de edição; nome da editora; ano de edição.

Se o aluno consultar revistas, deverá indicar o nome do autor da matéria, o nome da matéria, o nome da revista – em destaque, local de edição, nome da editora, ano de edição.
Se for usado dicionário, enciclopédia ou similar, deve ser colocado o nome da obra em letra maiúscula, volume e páginas consultadas.
Exemplos:
DUBOIS, René. Namorando a Terra. São Paulo: Melhoramentos, 1981.
MAYHÉ-NUNES, Ellen R.  Sugestão de atividades de Educação Ambiental em  sala de aula. Boletim Técnico PROCIRS, Porto Alegre, v.2, n.7, p.13-14, jul./set./1986.
STEFANI, Adria; SILVA, Luiz A. P. do.  Taxonomia Zoológica. Revista do Professor, Porto Alegre, v.6, n.23, p.24-29, jul./set./1990.

Anexos: São elementos acessórios que aparecem, geralmente, ao final do trabalho, como mapas, gráficos, desenhos, reportagens, entrevistas utilizados para enriquecer o texto.
Devem ter finalidade funcional e valor complementar. São designados por Anexos, sendo numerados sempre que forem mais de um.

Fonte: SILVA, Cleonice de Carvalho. Trabalho escolar – Como orientar a consulta bibliográfica e avaliar seu produto. Revista do Professor, Porto Alegre, v.12, n.48, p.19-22, out./dez. 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário