Capa: Contém o título do trabalho, que deverá dar uma idéia geral
do que vai ser exposto.
Folha de rosto: É a parte em que aparece o nome completo da escola,
o nome do aluno, seu número na chamada, a série, o número da turma, a disciplina,
o nome do professor, a data de entrega do trabalho e novamente o título. Não é
numerada, mas conta para a numeração das demais folhas.
Sumário: Apresenta as partes componentes do trabalho – introdução,
desenvolvimento e conclusão – com seus tópicos e subtópicos, bibliografia,
anexos e respectiva página de abertura de cada item. A folha não é numerada,
mas é considerada para a numeração das demais.
Introdução: Apresenta de forma sintética o conteúdo do trabalho, os
aspectos do assunto que serão abordados, bem como o objetivo do trabalho.
Desenvolvimento: Neste item o aluno mostra o produto do seu
trabalho, o que conseguiu obter sobre cada tópico-guia, além de outros dados
como curiosidades e trechos de entrevistas. Envolve um trabalho de elaboração de
texto e não simplesmente cópia das notas conseguidas nas diferentes consultas
bibliográficas.
O texto – que não deve ser uma
colcha de retalhos – deve ser claro, coerente com os tópicos-guia, apresentar
suas partes concatenadas umas às outras, estar enquadrado na folha, ter as
ilustrações pertinentes com o texto e bem localizadas.
Conclusão: É o desfecho do trabalho. Deve apresentar o seu pensamento
sobre o assunto pesquisado. É o momento em que o aluno toma posição diante do
que descobriu, estudando o tema proposto. É de elaboração pessoal do aluno.
Manifesta a compreensão ou a interpretação do aluno relativamente ao tema.
O fato de ter gostado ou não do
trabalho não caracteriza uma conclusão.
Bibliografia: Contém a relação de livros efetivamente utilizados
pelo aluno, a partir da bibliografia preliminar oferecida pelo professor. Nada
impede que o aluno acrescente outros títulos de sua livre escolha e que foram
adicionados à listagem original.
A apresentação da bibliografia
deve atender a normas técnicas vigentes. Para cada caso, deve conter o nome do
autor, começando pelo último sobrenome; nome do livro – em destaque; local de
edição; nome da editora; ano de edição.
Se o aluno consultar revistas,
deverá indicar o nome do autor da matéria, o nome da matéria, o nome da revista
– em destaque, local de edição, nome da editora, ano de edição.
Se for usado dicionário,
enciclopédia ou similar, deve ser colocado o nome da obra em letra maiúscula,
volume e páginas consultadas.
Exemplos:
DUBOIS, René. Namorando a Terra. São Paulo:
Melhoramentos, 1981.
MAYHÉ-NUNES, Ellen R. Sugestão de atividades de Educação Ambiental
em sala de aula. Boletim Técnico PROCIRS, Porto Alegre, v.2, n.7, p.13-14, jul./set./1986.
STEFANI, Adria; SILVA, Luiz A. P.
do. Taxonomia Zoológica. Revista do Professor, Porto Alegre, v.6, n.23, p.24-29,
jul./set./1990.
Anexos: São elementos acessórios que aparecem, geralmente, ao final
do trabalho, como mapas, gráficos, desenhos, reportagens, entrevistas
utilizados para enriquecer o texto.
Devem ter finalidade funcional e
valor complementar. São designados por Anexos, sendo numerados sempre que forem
mais de um.
Fonte: SILVA,
Cleonice de Carvalho. Trabalho escolar – Como orientar a consulta bibliográfica
e avaliar seu produto. Revista do
Professor, Porto Alegre, v.12, n.48, p.19-22, out./dez. 1996.
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