quarta-feira, 17 de junho de 2015

Como fazer um cartaz

O cartaz é um meio de comunicação muito poderoso na nossa sociedade que serve para divulgar uma mensagem.

O cartaz informativo e didático tem como função comunicar mensagens para ensinar algo.

Elaboração de um cartaz:
Local de afixação: onde vai ser colocado e quais as dimensões do cartaz. 

Formato: Normalmente é retangular.

Tema: É o assunto que será tratado. Cada cartaz deverá ter um único tema. Um cartaz com vários temas torna-se confuso e de difícil leitura.

O texto: A mensagem deverá ser curta, sugestiva, clara, compreendida por todos e de fácil memorização, um verdadeiro “slogan”. A cor das letras do título devem ser grossas, pintadas a cheio e de preferência da mesma cor. As letras do título devem ser sempre maiores do que o texto ou as legendas. 
O texto pode ser colocado em cima, embaixo ou ao lado da imagem, conforme a intenção da imagem. As letras podem ser feitas à mão, recortadas de jornais e revistas, com letras autocolantes ou decalcadas, com moldes de letras, etc. 

A cor das letras deve criar um grande contraste com a cor do fundo do cartaz. Os espaços entre as letras devem ser curtos e semelhantes, e o espaço entre palavras deve ser maior. Num bom cartaz, o espaço ocupado pelo texto é menor que o da imagem. Mas podemos projetar cartazes só com texto. Neste caso, o texto é estudado como um desenho. O texto torna-se assim na própria imagem do cartaz.

A imagem: as imagens devem ser grandes, sugestivas, ocupar mais espaço que o texto e contrastar com a cor base da cartolina. Há imagens desenhadas, pintadas ou obtidas por colagem de fotografias ou recortes de revistas. O importante é que “salte” do papel, e traduza bem a ideia que se quer transmitir.

A composição: É a distribuição dos vários elementos que vão constituir o cartaz na folha de papel (título, imagem e demais texto). Antes de começar fazer o cartaz, deve-se fazer a margem, dentro da qual se distribuem todos os elementos que vão constituir o cartaz. As linhas horizontais e verticais transmitem a ideia de estabilidade, enquanto que as linhas oblíquas ou curvas facilitam a ilusão de movimento. 

Um bom cartaz é aquele que transmite corretamente a mensagem pretendida. Um outro ponto importante a considerar, na elaboração do cartaz, é a criação de um ponto que desperte a atenção imediata de quem o vê (chamado centro óptico). O centro óptico situa-se um pouco acima do centro geométrico do retângulo.

A cor: As cores do cartaz devem ser escolhidas em função da mensagem que se quer transmitir. A cor das letras e da própria imagem é escolhida tendo em atenção a cor do fundo para proporcionar uma boa leitura. Geralmente, no fundo do cartaz utilizam-se cores frias, reservando as cores quentes para os pontos mais importantes, como a ilustração central e o título. 

Para se criar um efeito fortemente apelativo deve-se fazer a exploração dos contrastes. É preciso ter em atenção que demasiadas cores num cartaz, prejudicam a leitura da mensagem.

Fonte: http://www.youblisher.com/p/165605-Regras-para-fazer-um-Cartaz/

Nenhum comentário:

Postar um comentário