quinta-feira, 30 de abril de 2015

Núcleo

O núcleo é o centro do controle das atividades celulares, o local onde o DNA mantém sua atividade genética sintetizando RNAs que serão mais tarde traduzidos em proteínas para manter as atividades celulares e do organismo.

Geralmente encontramos um núcleo por célula, com aspecto esférico e localização central, porém o seu número, forma e localização celular, podem sofrer variações.

Células como as dos músculos estriados esqueléticos apresentam vários núcleos periféricos e alongados, enquanto as hemácias nos mamíferos não apresentam núcleo, um dos motivos que não podem se reproduzir e duram pouco mais de cem dias.

Estrutura
É formado por quatro componentes:
1. Envoltório nuclear, membrana nuclear ou carioteca
O conteúdo do núcleo é delimitado pelo envoltório nuclear, composto por duas unidades de membrana lipoprotéicas e cheias de poros que permitem a comunicação entre o citoplasma e o núcleo.

2. Nucleoplasma, Carioplasma ou Cariolinfa
É uma solução mais ou menos homogênea de aspecto coloidal, formada por água, proteínas, sais e outras substâncias, na qual ocorrem reações bioquímicas, como duplicação ou replicação do DNA e a síntese do RNA.

3. Nucléolo
É a estrutura mais visível do núcleo de uma célula que não se encontra em divisão. Ele é formado pela associação de proteínas e RNA ribossômico. Sua função está relacionada à montagem e armazenamento de novos ribossomos para a estrutura celular.

4. Cromatina
O material genético encontrado no núcleo durante a interfase recebe o nome de cromatina, que é formada por longos filamentos de DNA associado a proteínas especiais chamadas de histonas. Durante a divisão celular, o mesmo material se condensa (espiraliza) e passa a ser chamado de cromossomo.

Fonte: Biologia, Ensino Médio, Volume Único. ADOLFO & CROZETA & LAGO. São Paulo: Editora IBEP, 2005.
Fonte: Caderno do Professor: Biologia, Ensino Médio, 2ª Série, Volume 1. São Paulo: SEE, 2014.
Fonte: Cursos Práticos Nova Cultural – Vestibular. Biologia. MOISÉS, Hélvio N. & SANTOS, Thais H. F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário