Presentes em todos os ambientes, as bactérias são invisíveis a olho nu e podem fazer mal à nossa saúde. As doenças causadas por bactérias – chamadas patogênicas – existem desde o início da humanidade e já foram responsáveis pelo assolamento de cidades inteiras, como aconteceu com a peste bubônica.
Para os estudantes, conhecer bem essas enfermidades é essencial na hora de prestar vestibular, enfrentar o ENEM ou até mesmo passar de ano, já que o tema é recorrente nas provas de ciências e biologia.
Doenças causadas por bactérias mais comuns
Além de entender o cenário e quais são as principais doenças causadas por bactérias, é preciso se aprofundar em cada uma para garantir mais assertividade na hora de responder as questões.
1. Tuberculose
A tuberculose é uma das doenças causadas por bactérias que mais caem em provas. A responsável pela enfermidade é a chamada bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Em geral, este micro-organismo ataca os pulmões, causando tosse persistente (por meses e até anos, quando não tratada). Outros sintomas são: perda de peso, cansaço, febre e, em casos mais graves, tosse com eliminação de sangue.
Hoje, a tuberculose é uma doença tratável com antibióticos que são administrados durante um longo período. A principal prevenção é a vacina BCG, aplicada no primeiro dia de vida (aquela que deixa uma marquinha em seu braço).
2. Hanseníase
A hanseníase, mais comumente conhecida como lepra, é uma das doenças causadas por uma bactérias e o micro-organismo agente é o bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae). Transmitida por meio de contato direto, causa lesões na pele que atingem também o sistema nervoso, fazendo com que a pessoa perca a sensibilidade na região afetada (ao tato, dor e temperatura).
Quando não tratada ou identificada, a pessoa com lepra pode ferir as partes lesadas e não sentir, o que pode ser bastante grave, levando à perda de tecido e até membros. Não há vacinação contra a lepra, a principal prevenção é o tratamento dos doentes para evitar mais contágios.
3. Coqueluche
A coqueluche, popularmente conhecida como tosse comprida, é uma doença causada pela bactéria Bordetella pertussis. O principal sintoma é a tosse seca persistente (que pode durar meses).
É transmitida através do ar com gotículas de saliva contaminada expelida pelo doente. O tratamento é feito com antibióticos e a medida preventiva ideal é a vacinação.
4. Tétano
O tétano é uma das doenças causadas por bactérias, em especial pela micro-organismo Clostridium tetani. Esta bactéria é anaeróbica obrigatória e vive em microambientes desprovidos de oxigênio, como entre partículas de ferrugem. Por isso, a contaminação se dá por ferimentos profundos na pele ou através do cordão umbilical dos recém-nascidos quando o corte é feito por instrumentos não esterilizados.
Os sintomas iniciais são dor de cabeça e febre. Posteriormente, o doente passa a ter contrações musculares involuntárias, rigidez na nuca e na mandíbula. Quando não tratado, o tétano pode atingir também a musculatura involuntária, levando à morte por asfixia.
O tratamento é feito através de soro antitetânico em caso de ferimento suspeito (que inviabiliza a toxina produzida pela bactéria) e a prevenção é feita por meio da vacinação. Cuidado com o arame farpado!
5. Meningite meningocócica
Meningite é um nome comum para inflamação das meninges (membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso central). A meningite mais perigosa é a causada pela bactéria conhecida como meningococo (Neisseria meningitidis).
Inicialmente, ela causa febre alta, vômitos e rigidez dos músculos da nuca. Talvez você lembre de alguma ocasião em que o seu pediatra, ao te examinar, empurrou sua cabeça para que você encostasse o queixo no peito. Isso porque uma pessoa com meningite não consegue fazer esse movimento.
Caso não seja tratada, a meningite pode atingir os órgãos do sistema nervoso, danificando-o e podendo levar à morte. Por tal motivo, uma vez diagnosticado com a enfermidade, o paciente é rapidamente hospitalizado.
6. Leptospirose
A leptospirose é a mais conhecida entre as doenças causadas por bactéria. O micro-organismo responsável pela enfermidade é a Leptospira interrogans, transmitida por meio do contato com água, alimento e objetos infectados com a urina de ratos, gatos, cães e outros animais portadores da bactéria.
Os sintomas são febre alta, dores musculares e nas articulações, além de calafrios. Caso não seja diagnosticada e tratada rapidamente, pode gerar complicações renais e hepáticas, levando o doente à morte. Pode ser tratada nos hospitais com a utilização de antibióticos.
É uma doença muito comum durante enchentes e inundações, quando as pessoas entram em contato direto com a água contaminada trazida pelas enxurradas.
7. Cólera
A cólera é uma doença causada pela bactéria conhecida como vibrião colérico (Vibrio cholerae) e é transmitida por água e alimentos contaminados, crus ou malcozidos. O vibrião se instala no intestino delgado humano, causando diarreia característica (fezes esbranquiçadas e muito líquidas). Além disso, o doente sente fortes dores abdominais, dores pelo corpo e vômitos.
Por conta do forte desarranjo intestinal, a pessoa logo fica desidratada, o que agrava o caso. Por perder muito líquido, o indivíduo contaminado perde também peso rapidamente, ficando com os olhos encovados e com a pele seca e enrugada. A prevenção se dá através de cuidados de higiene e saneamento básico.
8. Gonorreia
A gonorreia, também conhecida por blenorragia, é uma doença causada pela bactéria gonococo (Neisseria gonorrhoeae). Transmitida por contato sexual, a bactéria causa dor, ardência e produção de pus ao urinar, tanto em homens quanto em mulheres. A prevenção se dá com o uso de camisinha.
9. Febre maculosa
A febre maculosa é uma doença causada pela bactéria Rickettsia rickettsii. O micro-organismo é transmitido por meio da picada de carrapatos (geralmente o carrapato-estrela). Provoca dores de cabeça, febre alta e máculas (ou manchas) pelo corpo. A doença precisa ser rapidamente diagnosticada e tratada pois pode evoluir para casos graves, resultando em óbito.
10. Botulismo
O botulismo é uma doença causada pela Clostridium botulinum. É transmitida por alimentos contaminados e a bactéria produz uma toxina que atinge o sistema nervoso e provoca tremores, vômitos e fraqueza muscular, aumentando progressivamente. A fraqueza nos músculos pode levar à sua paralisia e, consequentemente, à parada respiratória e a óbito.
Para evitar isso, é necessário o tratamento hospitalar. Por tais motivos, é muito importante evitar consumir alimentos com cheiro estranho e expostos durante muito tempo. A bactéria consegue sobreviver também dentro de embalagens de alimentos enlatados, portanto não se deve consumir alimentos em que a embalagem esteja em mau estado de conservação ou estufadas.
Fonte: